Curso

PROJETOS INTERDISCIPLINARES

0 de 34 etapas completas0%
4 Módulos

apresentação

dedicação

30 horas

duração

6 semanas

início

imediato

Sobre o curso

Você sabia que a educação para o trânsito é um direito de todos, garantido por lei?

E que as instituições educacionais brasileiras, em todos os níveis de ensino, podem adotar abordagens interdisciplinares, conectadas com a realidade e o contexto dos estudantes, para que ocorra educação para o trânsito em todo o país?

E, o mais importante – atitudes seguras e cidadãs podem ser estimuladas pelos educadores, trazendo mais segurança e cidadania às comunidades escolares.

Este curso é seu ponto de partida para apropriar-se de projetos interdisciplinares como uma forma efetiva de engajar os jovens, e toda a comunidade, na melhoria da mobilidade local.

Especialmente criado para

Educadores que desejam agir pela melhoria da mobilidade

Professores

Coordenadores pedagógicos

Gestores educacionais

Ensino Fundamental II (8º. e 9º. anos)

Ensino Médio

EJA

Ao final do curso, você terá

  • aprofundado-se nos princípios da Aprendizagem Baseada em Projetos, compreendendo sua aplicação na escola e seu potencial para integração da mobilidade aos assuntos do currículo;
  • vivenciado a realização de um projeto didático piloto, completo, apresentando os resultados para a comunidade; e,
  • identificado oportunidades interdisciplinares para projetos didáticos na sua comunidade escolar, unindo diversos educadores na geração de soluções que conectem as disciplinas com aspectos da mobilidade.

100% GRATUITO

Este curso é oferecido gratuitamente a educadores de todo o Brasil graças ao investimento social da Fundação Volkswagen.

Mobilidade na Educação

Os cursos da coleção Mobilidade na Educação foram cuidadosamente desenhados para atender necessidades reais de educadores de todo o Brasil.

Aprendizagem social

Interação com outros cursistas amplia as perspectivas e pontos de vista, promovendo reflexão crítica colaborativa.

Prática contextualizada

Cursos que levam à prática da educação para mobilidade, no contexto local, suportando a implantação de projetos escolares.

Acessível

Ambiente de aprendizagem otimizado para software para leitura de tela e navegação por teclado, incluindo plugin de interpretação em Libras.

Design responsivo

Acesse do computador, celular ou tablet. Complete as atividades do curso de onde estiver. Explore o celular como ferramenta didática.

Licença Creative Commons

Os conteúdos da coleção são oferecidos sob a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0.

Gratuita, hoje e sempre

A coleção Mobilidade na Educação é oferecida pela Fundação Volkswagen a todos os educadores brasileiros.

PROJETOS INTERDISCIPLINARES

mapa do curso

parte

1

Estratégias de educação para mobilidade

Neste módulo investigaremos o que constitui uma boa educação para mobilidade, e porque a aprendizagem baseada em projetos (ABP) é uma estratégia poderosa e acessível para estimular o protagonismo juvenil na escola. Discutiremos a importância da contextualização e da autenticidade dos projetos didáticos, assim como o engajamento direto dos jovens, para potencializar o valor pedagógico das ações.

Roteirização pedagógica de projeto sobre mobilidade

Forneceremos ferramentas e um método para o planejamento de um projeto didático contextualizado e autêntico que você possa aplicar na prática com seus estudantes, em caráter piloto.

parte

2

Implantação do projeto piloto

Implantaremos um pequeno projeto piloto em nossas salas de aula, abordando o tema mobilidade, permitindo a exploração na prática desta temática, e de um método ativo. As experiências adquiridas com este piloto alimentarão a comunidade do curso com opiniões, dúvidas, desafios e oportunidades descobertas na prática, construindo confiança e bagagem prévia para seguir rumo à interdisciplinariedade.

Planejamento interdisciplinar

Compreenderemos que a interdisciplinariedade só é possível por meio do engajamento amplo da comunidade escolar, e que você pode ser um vetor de transformação para isso aconteça. Aprenderemos sobre os benefícios do estabelecimento de projetos interdisciplinares nas escolas, instrumentalizando os cursistas com ferramentas e um método para identificação de oportunidades interdisciplinares e planejamento do projeto.