Curso

JOGOS NA PRÁTICA

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6 Módulos

apresentação

dedicação

30 horas

duração

6 semanas

início

imediato

Sobre o curso

Você sabia que os acidentes de trânsito são a segunda maior causa de mortes entre os jovens brasileiros?

E que estes mesmos jovens se motivam fortemente com jogos,  podendo expandir sua consciência a respeito da mobilidade jogando, e até mesmo criando seus próprios jogos?

E, o mais importante – atitudes seguras e cidadãs podem ser estimuladas pelos educadores, transformando de verdade a mobilidade das pessoas envolvidas.

Este curso é seu ponto de partida para unir mobilidade e ludicidade, proporcionando aos adolescentes experiências divertidas, criativas e voltadas ao desenvolvimento do senso crítico.

Especialmente criado para

Educadores que desejam agir pela melhoria da mobilidade

Professores

Coordenadores pedagógicos

Gestores educacionais

Ensino Fundamental II (8º. e 9º. anos)

Ensino Médio

EJA

Ao final do curso, você terá

  • compreendido como a prática com jogos pode promover aprendizagem e reflexão crítica, especialmente em torno da mobilidade;
  • descoberto os games pró-mobilidade JVT, e entendido como ele pode motivar e criar contexto para um aprofundamento nas questões da mobilidade local; e
  • vivenciado o processo de criação de um jogo inédito, que provoque reflexões sobre a mobilidade, e seja capaz de reproduzir esta vivência com seus estudantes, na forma de um projeto didático.

100% GRATUITO

Este curso é oferecido gratuitamente a educadores de todo o Brasil graças ao investimento social da Fundação Volkswagen.

Mobilidade na Educação

Os cursos da coleção Mobilidade na Educação foram cuidadosamente desenhados para atender necessidades reais de educadores de todo o Brasil.

Aprendizagem social

Interação com outros cursistas amplia as perspectivas e pontos de vista, promovendo reflexão crítica colaborativa.

Prática contextualizada

Cursos que levam à prática da educação para mobilidade, no contexto local, suportando a implantação de projetos escolares.

Acessível

Ambiente de aprendizagem otimizado para software para leitura de tela e navegação por teclado, incluindo plugin de interpretação em Libras.

Design responsivo

Acesse do computador, celular ou tablet. Complete as atividades do curso de onde estiver. Explore o celular como ferramenta didática.

Licença Creative Commons

Os conteúdos da coleção são oferecidos sob a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0.

Gratuita, hoje e sempre

A coleção Mobilidade na Educação é oferecida pela Fundação Volkswagen a todos os educadores brasileiros.

PRÁTICA COM JOGOS

mapa do curso

módulo

1

Por que aprender com jogos?

Neste módulo aprenderemos como a ludicidade pode apoiar as práticas docentes, criando contexto para reflexões críticas envolvendo os jovens e motivando-os a aprender de forma aplicada e divertida. Conheceremos tipos de jogos de aprendizagem, os casos para os quais são recomendados, e exemplos de sucesso com jogos na escola.

módulo

2

Conheça e entenda os jogos pró-mobilidade do JVT

Conheceremos os jogos pró-mobilidade do JVT, compreendendo os fundamentos didáticos que os tornam propícios para a aprendizagem. Faremos isso na prática, isto é, jogando! E, ao final, debateremos sobre nossa experiência, nossas expectativas e nossos desafios para realizar atividades com jogos na escola.

módulo

3

Crie seu jogo: fundamentos e ponto de partida

Quando se trata de aprendizagem, ainda mais efetivo que jogar é criar seus próprios jogos. Por quê? Fazer um jogo envolve pesquisa, colaboração, reflexão crítica, criatividade, e uma imersão na temática da que trata o jogo. Neste módulo aprenderemos do que é feito um jogo, e métodos de investigação tornar seu jogo mais relevante e contextualizado com a realidade.

módulo

4

Crie seu jogo: design e prototipação

Proveremos ferramentas e um método para apoiar os cursistas na materialização do jogo que vislumbraram por meio da investigação e do processo criativo. Finalizaremos com o compartilhamento dos protótipos de jogos gerados, permitindo que os cursistas inspirem-se reciprocamente com os trabalhos alheios, e recebam devolutivas de outros educadores sobre suas criações.