“Momento Segurança no Trânsito” apresenta as 10 principais causas de acidentes de trânsito

O quadro Momento Segurança no Trânsito, produzido pelo Programa Observar, parceria entre o ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) e a Seguradora Líder-DPVAT, apresenta semanalmente vídeos formativos e informativos sobre segurança no Trânsito. No filme mais recente, o tema abordado são as 10 principais causas de acidentes de trânsito, que dividem-se em três categorias:

Fator Humano – É a causa mais comum de acidentes de trânsito e, segundo alguns estudos, corresponde a cerca de 90% do número total de ocorrências viárias. De acordo com especialistas, o principal motivo das falhas humanas no trânsito são falta de atenção e desrespeito à legislação. Nessa categoria, os fatores de risco mais frequentes são: excesso de velocidade; beber e dirigir; falar ao celular enquanto dirige; não usar o cinto de segurança; não utilizar as setas; não guardar distância do veículo que vai à frente, e dirigir cansado.

Fator Veicular – O fator veicular também está relacionado ao fator humano. Afinal, ele é o responsável pela manutenção do carro, moto, bicicleta. Para prevenir ocorrências, é imprescindível realizar a manutenção preventiva do veículo e manter-se atento a qualquer anormalidade.

Fator Via – Outra possível causa para acidentes viários podem ser originadas pelo  fator via, que corresponde ao estado de conservação, a sinalização e condições de engenharia das vias.

Confira  o vídeo:

Fonte: Observatório Nacional de Segurança Viária

 

Foto: Divulgação/Internet