MobiLAB/SP – Temos um Laboratório de Mobilidade Urbana na Cidade de São Paulo!

O MobiLab, Laboratório de Mobilidade Urbana, é uma criação da Prefeitura de São Paulo para introduzir inovação e mudar o relacionamento da administração pública com tecnologia. Sua criação veio principalmente para melhorar a transparência e a qualidade e utilização dos dados brutos produzidos pela Secretaria de Transportes, CET e SPTrans.

Esta iniciativa existe desde 2013, quando o Brasil foi notícia em todo o mundo por causa dos protestos que tomaram conta do país e que foram inicialmente motivados pelo aumento das tarifas de ônibus na cidade de São Paulo.

Conheça mais no site: mobilab.prefeitura.sp.gov.br

Segue alguns exemplos do que vem sendo desenvolvido pelas startups

Jump Park: Sistema de gestão de estacionamento integrado a um aplicativo de busca por vaga. A combinação destes fatores promete melhorar a mobilidade urbana das cidades onde a startup estiver atuando.

Use Bike: A startup é um app do ciclista urbano, feito de ciclista para ciclista. Pelo app é possível traçar rotas seguras, encontrar e avaliar locais bike friendly.

Kolektiva: É uma espécie de caixa postal do século 21. Com o produto da startup, é possível o usuário escolher onde e quando quer receber, enviar ou devolver produtos, sem fila, durante o dia ou a noite.

Logbee: Uma plataforma de logística urbana, focada em entregas na grande São Paulo. Atendem negócios online ou offline que necessitam fazer a atribuição de seus produtos com acompanhamento em tempo real, previsão de horário de entrega e preço supercompetitivo.

Woole: É um aplicativo com o propósito de facilitar o uso da bicicleta como meio de transporte na cidade. O app conta com um sistema de navegação para ciclistas com opções de rotas rápidas, seguras ou planas, bicicletários e oficinas.

Scipopulis: É uma empresa de inovação, focada em cidades inteligentes e dedicada à mobilidade urbana. Os seus produtos entregam soluções aos usuários e gestores do sistema de mobilidade nas áreas de monitoramento, análise de dados, relacionamento, compartilhamento e mobilidade ativa.

Click Fretado: É uma plataforma online que centraliza todas as excursões em uma única página de busca para facilitar a organização de vans e ônibus fretados para eventos. É uma alternativa econômica que aumenta o acesso do público ao evento e também gera renda para agências turísticas e promotores.

Safetruck: Sistema de prevenção de acidentes viários que auxilia o motorista durante a condução, trabalhando como um copiloto. Em caso de acidente, o sistema poderá ser utilizado como Caixa Preta do veículo, contendo todos os dados de movimentos anterior ao acidente, por exemplo.

 

O que você achou dessa iniciativa? Quais são os aplicativos que você gostaria de utilizar?