Jogo da Vida em Trânsito lança dois novos cursos on-line gratuitos na Semana Nacional do Trânsito

O Programa Jogo da Vida em Trânsito (JVT), iniciativa da Fundação Volkswagen em parceria com a Virgo Game Studios, lança durante a Semana Nacional do Trânsito (18 a 25 de setembro), dois novos cursos on-line gratuitos voltados para educação, cidadania e segurança no trânsito. Direcionado principalmente a educadores, os cursos têm vagas ilimitadas e estão disponíveis no site do JVT, que apresenta diversos conteúdos e ferramentas referentes a mobilidade urbana.

Intitulados “Aprendizagem Baseada em Projetos: Uma Introdução Prática” e “Aprendizagem Baseada em Projetos: Uma Prática Interdisciplinar”, os dois cursos são sequenciais e complementares e apresentam de forma prática e envolvente o metodologia que vem revolucionando o ensino em todo o mundo, incentivando a utilização de ferramentas interativas e lúdicas capazes de envolver e motivar os alunos. Oferecidos em formato MOOC (Massive Open On-line Course – Curso On-line Aberto e Massivo), ou seja, sem limites de participantes, os cursos são gratuitos e abertos ao público e para acessá-los basta ter acesso a um computador conectado à internet.

Além da disponibilização dos dois novos cursos, que somam-se a Oficina “Jogos pela Mudança – Aprenda a Criar!”, apresentada em 2015, o site do Jogo da Vida em Trânsito divulgará no dia 30 de setembro 3 produtos ou iniciativas, selecionadas pela Equipe JVT, realizadas pelos participantes do curso “Aprendizagem Baseada em Projetos: Uma Introdução Prática” durante a Semana Nacional do Trânsito.

 

Conheça os novos cursos on-line gratuitos

O curso “Aprendizagem Baseada em Projetos: Uma Introdução Prática”, com 4 horas de duração, apresenta aos educadores os principais conceitos da metodologia e como aplicá-la em sala de aula de forma simples e prática, tornando o ensino muito mais atraente e interativo. A Aprendizagem Baseada em Projetos propõe experiências práticas e lúdicas nas quais os alunos vivenciam projetos e aprendem a tomar decisões e apresentar soluções aos temas propostos por meio da utilização dos conhecimentos escolares e experienciais. Para isso, o curso, que apresenta conteúdo dinâmico e funcional, com textos didáticos, vídeos e outras ferramentas, incentiva os professores a desenvolver um projeto com temática relacionado ao tema segurança no trânsito e aplicá-lo em sala de aula.

Já o curso “Aprendizagem Baseada em Projetos: Uma Prática Interdisciplinar”, dá continuidade a abordagem da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos com foco mais extenso, através da associação multidisciplinar voltada temática da mobilidade urbana. Com duração de 4 horas, o curso orienta o professor a aplicar o método de ensino por meio de projetos interdisciplinares, ou seja, que envolvem mais de um professor ou disciplina simultaneamente; por exemplo, um projeto que tenha participação de professores de geografia e matemática e permita aprender conteúdos das duas matérias.

Foto: Divulgação/Internet