Hoje é o Dia Nacional do Ciclista! Parabéns aos que reúnem esporte, saúde e sustentabilidade no trânsito

Hoje é o Dia Nacional do Ciclista e além da comemoração, a data é também um marco para falar sobre as conquistas e necessidades desses personagens tão importantes para o trânsito.

Celebrado em 19 de agosto, o Dia Nacional do Ciclista faz referência ao crime de trânsito que vitimou fatalmente o jovem biólogo Pedro Davison em 2006 na cidade de Brasília, chocando a sociedade.

Um dos meios de transporte que mais se populariza atualmente, as bicicletas reúnem locomoção, esporte, saúde e sustentabilidade, mas os riscos para o ciclistas potencializam-se a medida de sua fragilidade e portanto, as condições do trânsito, o uso de equipamentos de segurança e, principalmente, o comportamento responsável dos condutores é imprescindível para segurança.

De acordo com dados recentes apontados pelo Relatório Anual de Acidentes de Trânsito Fatais 2014, produzido pela Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET), o número mortes de ciclistas cresceu até 34% no ano de 2014. Entretanto, apesar de alarmante, se comparada ao número crescente de usuários a estatística passa a ser positiva e mostra uma diminuição de 10% no número de acidentes fatais do mesmo grupo.

Por isso, é importante lembrar que o aumento do número de ciclofaixas somado a estratégias de informação e educação para o trânsito, para ciclistas e condutores, são fatores importantíssimos para garantir a harmonia no trânsito, incentivar a locomoção sustentável e salvar vidas.

Acompanhe o Blog JVT e fique de olho nas dicas para se manter seguro e parabéns ao ciclistas de todo Brasil!

ciclista-800x430

Foto: Divulgação/Internet