Curso

JOGOS NA PRÁTICA

0 de 33 etapas completas0%
7 Módulos

apresentação

dedicação

30 horas

duração

6 semanas

início

imediato

Sobre o curso

Você sabia que os acidentes de trânsito são a segunda maior causa de mortes entre os jovens brasileiros?

E que estes mesmos jovens se motivam fortemente com jogos,  podendo expandir sua consciência a respeito da mobilidade jogando, e até mesmo criando seus próprios jogos?

E, o mais importante – atitudes seguras e cidadãs podem ser estimuladas pelos educadores, transformando de verdade a mobilidade das pessoas envolvidas.

Este curso é seu ponto de partida para unir mobilidade e ludicidade, proporcionando aos adolescentes experiências divertidas, criativas e voltadas ao desenvolvimento do senso crítico.

Especialmente criado para

Educadores que desejam agir pela melhoria da mobilidade

Professores

Coordenadores pedagógicos

Gestores educacionais

Ensino Fundamental II (8º. e 9º. anos)

Ensino Médio

EJA

Ao final do curso, você terá

  • compreendido como a prática com jogos pode promover aprendizagem e reflexão crítica, especialmente em torno da mobilidade;
  • descoberto os games pró-mobilidade JVT, e entendido como ele pode motivar e criar contexto para um aprofundamento nas questões da mobilidade local; e
  • vivenciado o processo de criação de um jogo inédito, que provoque reflexões sobre a mobilidade, e seja capaz de reproduzir esta vivência com seus estudantes, na forma de um projeto didático.

100% GRATUITO

Este curso é oferecido gratuitamente a educadores de todo o Brasil graças ao investimento social da Fundação Volkswagen.

Mobilidade na Educação

Os cursos da coleção Mobilidade na Educação foram cuidadosamente desenhados para atender necessidades reais de educadores de todo o Brasil.

Aprendizagem social

Interação com outros cursistas amplia as perspectivas e pontos de vista, promovendo reflexão crítica colaborativa.

Prática contextualizada

Cursos que levam à prática da educação para mobilidade, no contexto local, suportando a implantação de projetos escolares.

Acessível

Ambiente de aprendizagem otimizado para software para leitura de tela e navegação por teclado, incluindo plugin de interpretação em Libras.

Design responsivo

Acesse do computador, celular ou tablet. Complete as atividades do curso de onde estiver. Explore o celular como ferramenta didática.

Licença Creative Commons

Os conteúdos da coleção são oferecidos sob a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0.

Gratuita, hoje e sempre

A coleção Mobilidade na Educação é oferecida pela Fundação Volkswagen a todos os educadores brasileiros.

PRÁTICA COM JOGOS

mapa do curso

módulo

1

Por que aprender com jogos?

Neste módulo aprenderemos como a ludicidade pode apoiar as práticas docentes, criando contexto para reflexões críticas envolvendo os jovens e motivando-os a aprender de forma aplicada e divertida. Conheceremos tipos de jogos de aprendizagem, os casos para os quais são recomendados, e exemplos de sucesso com jogos na escola.

módulo

2

Conheça e entenda os jogos pró-mobilidade do JVT

Conheceremos os jogos pró-mobilidade do JVT, compreendendo os fundamentos didáticos que os tornam propícios para a aprendizagem. Faremos isso na prática, isto é, jogando! E, ao final, debateremos sobre nossa experiência, nossas expectativas e nossos desafios para realizar atividades com jogos na escola.

módulo

3

Do game para o mundo real

Estabeleceremos paralelos entre a experiência de mobilidade dos personagens dos games, e a experiência de mobilidade de nossa comunidade escolar. Uma ferramenta interativa estará disponível para que você possa, de forma lúdica, quantificar sua experiência de mobilidade, e identificar pontos de melhoria real. Terminaremos com uma reflexão coletiva sobre os paralelos entre jogo e realidade.

módulo

4

Crie seu jogo: fundamentos e ponto de partida

Quando se trata de aprendizagem, ainda mais efetivo que jogar é criar seus próprios jogos. Por quê? Fazer um jogo envolve pesquisa, colaboração, reflexão crítica, criatividade, e uma imersão na temática da que trata o jogo. Neste módulo aprenderemos do que é feito um jogo, e métodos de investigação tornar seu jogo mais relevante e contextualizado com a realidade.

módulo

5

Crie seu jogo: design e prototipação

Proveremos ferramentas e um método para apoiar os cursistas na materialização do jogo que vislumbraram por meio da investigação e do processo criativo. Finalizaremos com o compartilhamento dos protótipos de jogos gerados, permitindo que os cursistas inspirem-se reciprocamente com os trabalhos alheios, e recebam devolutivas de outros educadores sobre suas criações.

módulo

6

Jornada de criação de jogos

Agora que já praticamos a criação de um jogo por nós mesmos, é hora de compreender como realizar este mesmo processo criativo com um grupo da escolha do cursista (família, estudantes, amigos), desenvolvendo as competências necessárias para que seja possível liderar na escola uma verdadeira "Oficina de Criação de Jogos de Mobilidade", no contexto de um projeto didático.