Semana Nacional do Trânsito 2017

25 de Setembro é o dia nacional do trânsito

A data de 25 de setembro foi escolhida como Dia Nacional do Trânsito devido a ser a mesma data de promulgação do Código de Trânsito Brasileiro(CTB) no ano de 1997.

O CTB foi criado através da Lei 9.503, substituindo a lei antiga que era de 1966. Neste novo código foram criadas uma série de regras e regulamentações que tem o objetivo maior de reduzir o número de acidentes, e melhorar o trânsito pelo país.

Na semana de 25 de setembro, celebra-se a Semana Nacional do Trânsito com diversas atividades que buscam sensibilizar os cidadãos e cidadãs sobre sua co-responsabilidade no trânsito, valorizando ações do ir e vir diário. As atividades oferecidas variam conforme a localidade. Vale à pena conferir como será a semana na sua cidade!

O principal objetivo desta data é o desenvolvimento da conscientização social sobre os cuidados básicos que todos devem ter no trânsito. Todos os anos um tema específico é debatido ao longo de toda a Semana do Trânsito. Os temas abordados são escolhidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). O Tema da Semana deste ano é #minha escolha faz a diferença no trânsito.

É possível acessar informações sobre as campanhas de 2010 a 2016 no site do DENATRAN (ver link).

banners3_semana nacional do transito

Alguns Dados

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos aproximadamente 1,3 milhões de pessoas morrem vítimas da imprudência ao volante. Dos sobreviventes, cerca de 50 milhões vivem com sequelas. O levantamento foi feito em 2009 em 178 países. Além disso, o trânsito é a nona maior causa de mortes do planeta. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos.  O Brasil aparece como o quinto lugar entre os países recordistas de mortes no trânsito.

(fonte: Jornal Metro em 1° de maio de 2017)

Principais Causas de Acidentes

Entre as principais causas de acidentes no trânsito estão: abuso do álcool, imprudência no trânsito, não conhecimento das leis e regras do trânsito, veículos velhos ou sem revisão, condições ruins de estradas, baixa sinalização, entre outros, porém quando observamos as principais causas podemos ver que é possível evitar acidentes, apenas se precavendo, evitando abusos e tendo maior atenção ao transitar por aí.

celular

No Estado de São Paulo

Instituído em 2015, o programa  Movimento Paulista de Segurança no Trânsito  visa a reduzir pela metade os óbitos relacionados a acidentes e atua na mobilização de municípios, sociedade civil, setor privado, secretarias e órgãos governamentais para o desenvolvimento de projetos em prol da segurança viária. Uma das frentes de trabalho é a promoção de ações de conscientização.

Segundo portal do Governo do Estado de São Paulo, este realiza e apoia mais de mil iniciativas durante a Semana Nacional do Trânsito com o objetivo de incentivar práticas seguras em ruas e estradas de São Paulo. Por meio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, órgãos do Governo e municípios conveniados ao programa foram mobilizados para conscientizar a população sobre a importância de evitar comportamentos de risco no trânsito.

Na capital paulista, diversas atividades no Parque Villa-Lobos promovem a segurança viária para adultos e crianças. Realizado em parceria o Detran.SP e a Polícia Militar, o evento segue até o próximo domingo (24).

A programação inclui atrações gratuitas para os frequentadores do parque, como minipistas para crianças e exposição de veículos antigos, além de exibições do canil e da cavalaria da PM. No espaço, também é possível conhecer as viaturas de resgate do Corpo de Bombeiros.

Dia 21 de Setembro, o Governo do Estado de São Paulo, o DETRAN.SP e a ONG Criança Segura promovem a palestra Como Comunicar Acidentes de Trânsito de forma a conscientizar para a prenvenção. O evento será na Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania – Largo do Pátio do Colégio, 184 – Auditório. Das 14h às 16h. As inscrições são limitadas e devem ser feitas pelo e-mail marketing@detran.sp.gov.br

Você já ouviu falar do INFOSIGA SP?

Lançado em fevereiro de 2017, o relatório INFOSIGA SP traz informações mensais sobre óbitos e acidentes com vítimas em consequência de ocorrências no trânsito. A publicação refere-se sempre ao mês anterior, com dados de acidentes no Estado de São Paulo, incluindo seus 645 municípios, que ficam disponíveis através do site www.infosiga.sp.gov.br.

Para salvar vidas é necessário uma mudança de comportamento. A educação para o trânsito é ferramenta fundamental para esta transformação. Participe : )

E você, como pode contribuir para a segurança no trânsito no seu contexto? Compartilhe nos comentários!